1º Passo: Escolha um leite de boa qualidade. Se você tiver acesso ao leite puro, ótimo, mas se não tiver, escolha um onde suas gorduras totais seja acima de 7,0 g. Eu costumo usar esse aí da foto onde suas gorduras totais é de 8,0 g.
2º Passo: Ferva o leite e após fervido, ainda quente, acrescente 50 ml de vinagre para que esse leite vire uma coalhada. Aguarde até que esfrie, com isso vai se formar o soro. O vinagre ficará todo no soro.
3º Passo: Depois de frio, coloque um pano de prato sobre um escorredor de tela fina com uma vasilha por baixo. Coloque essa coalhada sobre o pano e aguarde até que escorra todo o soro. A coalhada tem que ficar bem sequinha. Opcionalmente, após colocar sobre o pano, feche esse pano de prato sobre o escorredor e leve á geladeira por algumas horas para que escorra bem lentamente. Ou caso você tenha pressa, você poderá espremer o pano forçando o soro a sair mais rápido. Só que com isso você perde um pouco da coalhada. O ideal é aguardar que ele saia naturalmente.
4º Passo: Após escorrer todo o soro, leve a coalhada ao liquidificador junto com 2 colheres de sopa de Manteiga, 1/2 xícara de chá de leite( que você deverá acrescentar aos poucos pois, as vezes nem utilizamos todo esse leite, para que o requeijão fique com uma consistência bem cremosa.), 50 g de creme de leite de caixinha e 20 g do queijo de sua preferência de acordo com o sabor que você queira ( pode ser : Queijo Processado, o famoso Polenguinho, Queijo tipo cheedar, Queijo Parmezão, Queijo tipo Muzzarella, em fim...o que preferir.) Bata tudo no liquidificador e pronto.
Olha como fica a Coalhada...
Esse é o resultado final....Agora é só saborear com torradas, pães, biscoitos.....Fica delicioso e é uma receita bem barata. Rende mais ou menos 800 g de Requeijão!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário